terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Música na Educação Infantil




A MÚSICA 


Seu dia é comemorado internacionalmente no dia 28 de junho. Considerada como arte e ciência de combinar sons de modo agradável aos ouvidos. Em cada época é entendida, estudada e ouvida de forma diferente. Varia entre culturas e comunidades.


A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Atualmente, vivemos no Séc. XXI, porém, ainda sofremos, em decorrência de vestígios deixados por uma geração anterior a nossa, onde usava - se uma metodologia completamente robotizada, a expressividade da criança, vinha somente de saber repetir como um papagaio os gestos e falas de seus mestres,uma teoria sem dúvidas “tradicionalista”.

Em datas comemorativas, canções eram ensaiadas exaustivamente, com o intuito de uma apresentação perfeita, as crianças sentiam - se esgotadas, sendo assim, a atividade passava a ter caráter apenas representativo, e não qualitativo. 

Com a chegada da nova escola Séc. 50/ 60 o ensino foi reformulado e passou a ter outro valor, direcionado a “aprender fazendo” passou - se a valorizar a criatividade, interesses e motivações internas e externas do aluno. 


Quais os objetivos do ensino de música?

A música contribui para a formação integral do indivíduo, reverência os valores culturais, difunde o senso estético, promove a sociabilidade e a expressividade, introduz o sentido de parceria e cooperação, e auxilia o desenvolvimento motor, pois trabalha com a sincronia de movimentos. 


O trabalho com música desenvolve as habilidades físico-cinestésica, espacial, lógico-matemática, verbal e musical. Ao entrar em contato com a música, zonas importantes do corpo físico e psíquico são acionadas - os sentidos, as emoções e a própria mente. Por meio da música, a criança expressa emoções que não consegue expressar com palavras.

A música é responsável por uma diversidade de pontos positivos, se usada de forma correta, contribui visivelmente na educação e desenvolvimento infantil. 

Contribui com a integração social, pois através dela a criança desenvolve a capacidade de ouvir, perceber, discriminar diferentes gêneros, estilos, ritmos,sensações e pensamentos. 

Desenvolve a sensibilidade , a concentração, coordenação motora, acuidade auditiva,destreza do raciocínio. Respeito a si próprio e ao próximo.

Facilita o processo de alfabetização e o estudo de línguas estrangeiras . Transmite alegria, verdades e sonhos através de uma metodologia lúdica e dinâmica própria do universo infantil.

Porque a disciplina se tornou obrigatória na escola?

Todas as escolas públicas e privadas do Brasil devem incluir o ensino de música em suas grades curriculares. A exigência surgiu com a lei nº 11.769, sancionada em 18 de agosto de 2008, que determina que a música deve ser conteúdo obrigatório em toda a Educação Básica.

Objetivo não é… formar músicos, mas desenvolver a criatividade, a sensibilidade e a integração dos alunos", Clélia Craveiro, conselheira da Câmara de Educação Básica do CNE (Conselho Nacional de Educação).

Nas escolas, a música não deve ser necessariamente uma disciplina exclusiva. Ela pode integrar o ensino de arte, por exemplo: "Antigamente, música era uma disciplina. Hoje não. Ela é uma das linguagens da disciplina chamada Arte, que pode englobar ainda artes visuais, dança e cênicas. A ideia é trabalhar com uma equipe multidisciplinar e, nela, ter entre os profissionais o professor de música. Cada escola tem autonomia para decidir como incluir esse conteúdo de acordo com seu projeto político- pedagógico".

Quem ministrará as aulas de música? 


A modalidade de Ensino Musical a ser adotada é o grande desafio que as escolas enfrentam durante a implementação da lei.

Deve ser garantido que o ensino da música seja inserido nas escolas públicas, mas que a diversidade musical e cultural do Brasil sejam respeitadas. O conteúdo não pode ser igual para todas as escolas, até porque, isso fere a autonomia das escolas na construção de seus projetos pedagógicos.

Como trabalhar a música nas escolas?

Há várias formas de se trabalhar a música na escola, por exemplo, de forma lúdica e coletiva, utilizando jogos, brincadeiras de roda e confecção de instrumentos.

As crianças não só podem ouvir a música, como também a produzir, fazendo pequenos arranjos e tocando instrumentos como a flauta doce e alguns de percussão. Elas também vivenciam a música, por meio de trabalhos corporais que desenvolvem a atenção e a coordenação motora.

Para que o ensino proposto na Lei tenha bons resultados, o indicado é que as escolas intensifiquem trabalhos já produzidos em sala de aula e que levem em conta o contexto cultural dos alunos.

Brinquedos de roda e a música como jogo

O brinquedo de roda é uma atividade indicada para crianças de 4 a 7 anos deidade. Pode contribuir com o desenvolvimento das coordenações sensório -motora,ajuda a desenvolver gosto pela música, traz a tona tradições folclóricas, ajuda lidar com a exposição e a timidez.

 A roda é um processo sociabilizador onde todos permanecem em união, frente a frente, todos participam de um único grupo, com os mesmos ideais, envolvidos numa única melodia, e embalados em um único ritmo.

Os brinquedos de roda que exigem exposição do aluno é uma ótima pedida,para crianças a partir dos 7 anos, pois despertam nos alunos, iniciativa,desembaraço, atenção, capacidade, decisão rápida, observação, coragem, e para os que aguardam sua vez, observação e cooperação

A partir dos 7 anos o interesse pelos brinquedos de roda diminuem, cabendo ao educador a utilização de novas técnicas socializadoras.

Brincadeiras Cantadas e Parlendas

Brincadeiras cantadas e parlendas são atividades que unem sons e rimas são chamadas brincadeiras rítmico musicais mais usadas com bebes e crianças até 4 anos. Desenvolve movimentos corporais, acuidade auditiva.

Conclusão

Na educação infantil, a música está intimamente ligada à brincadeira. Daí a importância do caráter lúdico nas atividades musicais planejadas pelo educador,que devem estar presentes sempre, possibilitando a apreciação musical. 

Fazer uso de histórias para as crianças de até três anos possibilita que elas conheçam compositores importantes. Elas também podem explorar diferentes fontes sonoras: rápidas, lentas, fortes, fracas, altas, baixas, silêncio etc. Dependendo do projeto que estiver sendo desenvolvido, o educador deverá adaptar suas aulas aos temas desenvolvidos, explorando sons de animais,sons da natureza, sons do espaço escolar, sons externos à escola para produzir contos de fadas, teatro, sons vocais, instrumentos, brinquedos sonoros (explorar materiais recicláveis), improvisações e composições.

O professor deve estimular a criança pequena a desenvolver a linguagem utilizando-se de músicas e melodias curtas, com conteúdo criativo, que possibilitem sempre novas aprendizagens. 

Devemos estar atentos a esse tipo de musica, preocupando-se em oferecer músicas de qualidade, resgatando cantigas infantis, folclore, cultura da comunidade, do estado e do país. O repertório deve dar prioridade à expressividade infantil, propondo às crianças uma variedade de canções para que elas possam escolher, ensinando-as de uma forma prazerosa e confortável. 

Os jogos de improvisação permitem analisar e observar  o relacionamento das crianças com os materiais sonoros, respeitando o desenvolvimento e expressão infantil em cada fase e contexto, criando condições de organização conteúdos e materiais para enriquecer o trabalho a ser desenvolvido.

As cantigas de roda facilitam a socialização, a coordenação motora, o raciocínio lógico, a linguagem verbal, a linguagem do corpo, a identificação da realidade e a interação com o ambiente, estimulando a lateralidade, o reconhecimento das cores, dos números etc.

Para cada sociedade e cultura, a história e a música estão relacionadas através do percurso da humanidade. Ambas desnudam o passado, permanecem atuantes no presente, registrando permanências e possíveis mudanças futuras.


BIBLIOGRAFIA
ALENCAR, Teca Brito. Música na educação infantil propostas para  a formação integral da criança 2.ed. São Paulo, Peirópolis 2003. NICOLAU, Marieta Lucia Machado A educação pré-escolar: fundamentos edidática: série educação 9. ed. São Paulo: Ática, 1997. GIRARDI, Giovana.Musica para aprender e se divertir. Revista Nova Escola.São Paulo. Ed 173.Junho/ julho 2004. Revista Nova Escola on-line. Mensal. Girardi, Giovana Música para aprender e se divertir. São Paulo. Junho/ julho 2004. Acesso em: 02 de fevereiro de 2015 disponível em: http://novaescola.abril.uol.com.br/



Agora que já aprendemos um pouco mais sobre a importância do ensino da musica na educação infantil e suas contribuições no desenvolvimento dos pequenos, que tal confeccionar com as crianças instrumentos musicais?

Utilizando a criatividade e reaproveitamento de materiais alternativos (sucata) dá pra fazer uma bandinha infantil completa! É só clicar no link que será direcionado ao site Espaço Educar que ensina como confeccionar vários instrumentos como tambor, clave, chocalho, pandeiro, guizo, violão entre outros!
Está esperando o que? Mãos à obra, borá fazer um som com os pequenos!





4 comentários:

  1. Olá Débora, gostei muito de seu blog. Apresenta um visual colorido, mas leve.
    O artigo que você trouxe a respeito da importância da música na educação infantil é extremamente relevante.
    Minha formação primeira é em Educação Física, e realmente acredito que as atividades de musicalização propiciam que a criança conheça melhor a si mesma, desenvolvendo sua noção de esquema corporal, e também a comunicação com o outro.

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  2. Olá Débora, gostei muito de seu blog. Apresenta um visual colorido, mas leve.
    O artigo que você trouxe a respeito da importância da música na educação infantil é extremamente relevante.
    Minha formação primeira é em Educação Física, e realmente acredito que as atividades de musicalização propiciam que a criança conheça melhor a si mesma, desenvolvendo sua noção de esquema corporal, e também a comunicação com o outro.

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  3. Olá Débora
    Seu blog está maravilhoso! Colorido de fácil visualização e com temas bem pertinentes ao universo infantil.
    Entender as fases do desenvolvimento infantil é de vital importância para nos professores e para o público em geral.
    A postagem sobre música também foi muito esclarecedora e rica. Adorei as sugestões da bandinha.
    Sugiro apenas que em uma próxima postagem você possa nos dá dicas de brincadeiras, músicas e/ ou leituras para as famílias e assim possamos enriquecer o universo de nossos pequenos dentro e fora do universo escolar. Beijos Cristina

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    1. Olá Cristina Moratto e Cristina Alves!
      Obrigada pelo carinho e a visita em meu blog!
      Realmente o universo infantil é muito rico e poucos tem o conhecimento para entender as fases deste processo de desenvolvimento e a importância de cada linguagem para a criança!
      Gostei da sugestão Cristina vou pesquisar e logo faço uma postagem com o assunto proposto!
      Abraços
      Débora Lambert

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